terça-feira, 22 de maio de 2012

Oficina online debaterá lixo, reciclagem e reaproveitamento


Oficina online debaterá lixo, reciclagem e reaproveitamento

Depois de mais de duas décadas de tramitação no Congresso Nacional, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi aprovada em agosto de 2010. Com ela, o Brasil passou a ter um marco regulatório na área de Resíduos Sólidos e um prazo para cumprir todas as metas estabelecidas na nova política. Mas o que estabelece a PNRS? Quais os ganhos sociais e ambientais? A PNRS terá impactos negativos? Sob que aspectos? A sociedade brasileira está preparada para suas novas atribuições? O que cabe aos governos e às empresas com a PNRS?

Para debater o assunto, a Rede Mobilizadores  promove, de 28 de maio a 01 de junho, a oficina online Lixo, Reciclagem, Reaproveitamento e Clima, que terá como facilitador Carlos Henrique Andrade de Oliveira, consultor do Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais (Instituto Polis).

A PNRS reúne conceitos inovadores, como a responsabilidade compartilhada, que preconiza que não só as prefeituras, mas também as empresas devem cuidar da destinação dos resíduos. Tal responsabilidade é alcançada com o mecanismo da logística reversa, que envolve planejar, pôr em prática e controlar a reciclagem, a substituição e a reutilização de materiais.

A implementação da lei, portanto, representa um grande desafio para o poder público e para o setor privado no país. É também para a sociedade, pois estimula uma reorganização social, mais ética, em prol de um consumo mais responsável. Cabe a cada cidadão não só destinar da maneira correta o lixo que produz, como mudar hábitos, evitando o desperdício, procurando reaproveitar tudo o que for possível e sendo mais seletivo e comedido no consumo.

Durante a oficina, serão discutidos temas transversais à questão do lixo no Brasil, como mudanças climáticas, saúde, alimentação, trabalho, saneamento e habitação. A proposta é debater, em última instância, de que forma o manejo adequado de resíduos sólidos pode ser instrumento de combate à pobreza no Brasil.

Como participar
Solicite sua inscrição na oficina, deixando seu nome completo no espaço “Comentários”, logo abaixo deste destaque.
As inscrições podem ser feitas de 16 a 23 de maio. Serão disponibilizadas 200 vagas, e todos os que participarem do minifórum da oficina receberão certificado emitido pela Rede Mobilizadores.Esta oficina está sendo realizada com apoio da Fiocruz, da Fundação Banco do Brasil e da Eletronuclear.


Data: 15/5/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um comentário sobre a postagem, mas não se esqueça de deixar o seu nome.